Diretores-Gerais debatem temas ligados às eleições durante 78º Encontro do Coptrel
Abertura do evento contou com a participação do presidente do TRE-BA, desembargador Roberto Maynard Frank, anfitrião do encontro; e do diretor-geral do Eleitoral baiano, Raimundo Vieira
Os diretores-gerais dos TREs de todo o país estão reunidos, nesta quinta-feira (4/8), em reunião que antecede o 78º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel). O encontro foi aberto pelo presidente do TRE-BA, desembargador Roberto Maynard Frank. Em seguida, o diretor-geral do Eleitoral baiano, Raimundo Vieira, saudou os participantes.
Para o desembargador Roberto Maynard, o encontro é uma oportunidade de “buscar conjuntamente soluções para as eleições que se avizinham”. O presidente do Eleitoral baiano disse ainda que “sediar um evento dessa magnitude é uma satisfação ímpar. Nada mais salutar do que estarmos reunidos nesta vivência com a presença dos mais diversos Regionais, para compartilharmos as boas práticas, bem como, para trilharmos uma marcha comum, com diretriz delineada pelo desejo maior de garantirmos o exercício pleno da cidadania”, completou.
Em seguida, o diretor-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Rui Moreira, deu início à condução dos debates que, dentre outras pautas, trataram de questões relativas ao fundo partidário, ética e transparência. Na oportunidade, foram também discutidos assuntos pertinentes ao uso do e-Título, organização da votação, teste de integridade dos sistemas, além da convocação de mesários. “Cada um dos profissionais que estão presentes aqui apresentou uma série de temas de interesses da Justiça Eleitoral. Nós fizemos uma reunião preparatória que foi muito proveitosa. Nós estamos preparados e cuidando agora de detalhes para que a gente possa cumprir da melhor maneira possível o processo de realização da eleição no país”, afirmou o diretor-geral do TSE.
O diretor-geral do TRE da Bahia, Raimundo Campos Vieira, afirma que o evento é importante para as eleições que acontecerão em breve. “Estamos tratando de diversos temas que envolvem o processo eleitoral e essa troca de experiência com outros diretores gerais, compartilhando o trabalho que está em desenvolvimento, facilitando o entendimento dos procedimentos que nós devemos adotar nas eleições para que ocorram com sucesso”.
Os diretores-gerais debateram ainda questões ligadas à segurança das eleições e logística do pleito, em especial no que se refere ao transporte das urnas eletrônicas. Recursos da Base Nacional de Dados do Poder Judiciário – DataJud, fonte primária de dados do Sistema de Estatística do Poder Judiciário – SIESPJ, também foram apresentados.
No período vespertino, os diretores-gerais discutiram o aprimoramento dos aplicativos da Justiça Eleitoral para as eleições deste ano, como o e-Título, com mais acessibilidade para pessoas com baixa visão e direcionamento para sites verificadores de informações, além de passar a contar com uma senha alfanumérica mais segura para os eleitores. Outros aplicativos que apresentaram melhorias foram o destinado aos mesários, o de recebimento de denúncias de eleitores - o Pardal e o de acompanhamento do resultado das eleições.
*Com informações do TRE-BA